Voltar

jovem promessa lesionada: ninguém prepara a cabeça pra isto

desporto atletas pressão lesão expectativa família saúde mental adolescência ansiedade pânico Moçambique experiência pessoal rant ajuda

Fiz 18 anos em dezembro passado e já entrei 2026 a sentir que tava a desapontar toda a gente à minha volta. Quem sempre foi chamado de “promessa” no desporto vai entender esta vibe. Ser aquele miúdo do basquete em Maputo que ganhava medalha em tudo e ouvia os tios dizerem "esse aí sim, vai longe", era bom… até deixar de ser.

Há sete meses lesionei o tornozelo num jogo estúpido — nem foi final, nem valia nada — e pronto, foi como se uma peça tivesse feito click do lado errado. Passei de treino cinco vezes por semana + academia a ter que aprender a andar direito de novo. Achei que era drama na altura, mas foi bem real: fisioterapia todo dia, médicos sugerindo cirurgia, família dividida entre "tens de ser forte, vais voltar" e aquele silêncio estranho que ninguém aguenta.

Pior do que a dor física foi lidar com, sei lá, esse peso inventado. Começam as mensagens: “Vai voltar quando?” “Já vais estar em campo pra próxima temporada, né?” “Esse tipo de lesão é tranquilo, vais ultrapassar.” Só não dizem como é que se ultrapassa o estar sozinho no quarto, noite sim, noite não, com insónia a matutar NUNCA MAIS corres salto, nunca mais vais ouvir o grito da plateia.

No meio dessa, juro, tive o meu primeiro ataque de pânico aquela vez no shopping, do nada. Só lembrei de estar a suar bué, peito apertado, a ver a minha mãe à distância na fila do KFC e pensar “Vão rir-se de mim, de certeza, olha ali o ex-jogador a tremer”. Ninguém ajudou. As pessoas olham só com aquela cara de quem não quer mêdo. Resumindo: coragem zero de contar a todos, porque a cena é ainda, tipo, tabu — homem tem é que ser forte e nada mais. Senti-me mais pequeno do que alguma vez me senti.

A recuperação física é complicada, falo já. Mas tô convencido que o psicológico é dez vezes pior. Virem pra mim e dizer “força campeão” só me faz sentir fraqueza, honestamente. Às vezes tenho raiva dos treinadores antigos que sempre botaram pilha sob o título de promessa — desde puto aprender a ser filho perfeito pros pais, neto empenhado pros avós, exemplo dos manos mais novos… Tudo isso não serve pra nada quando a tua própria cabeça já não te atende ao telefone. Não há cábula pra reescrever sonho perdido.

Queria mesmo perguntar se algum ex-atleta, ou pessoal que ficou no quase, tem dicas pra pelo menos aceitar melhor as voltas todas. Não preciso de “vai correr bem”, sério. Só alguém diga como largar esse cartão de identificação de "esperança da família" e ser só, sei lá, o Américo que sobreviveu à porra de um tornozelo.


comentários (14)

Kadu_Pirata77

Olha, essa cena do ataque de pânico no KFC é brutal, tipo, ninguem conta q às vezes nos sentimos reféns do corpo q já não acompanha o cérebro. E esses "vai voltar logo"? Só querem calar a nossa agonia com frases feitas, foda-se. Se a cabeça pifar, o resto é só pano quente mal feito.

Zé_Farofa_Salvador

Só tu pra sofrer tu quebra de tornozelo e ainda ficar sofrendo mentalmente, mano. Já pensou virar meme daqui a pouco?

GIF
user_8152

Meme
Muca_TL_92

Ninguém nasce pronto pra perder, né? Difícil aceitar.

Meme
Zé_Maluco27

só imaginei o tornozelo a mandar sms "tô fora, sexta-feira? melhor não". esses ataques de pânico são o plot twist que ninguém assiste chegando...

TJ_Moc2024

Nada tá perdido só pq o tornozelo doeu; cabeça é músculo, treina ela tbm.

Rui_Rebeldia91

Se fosse só questão de ser "forte"... olha, essa história de macho não chorar é mais velho que andar pra trás. Curto tua franqueza, mas vida vai muito além da quadra, mano.

Dé_Moc22

Nunca deixes que rótulos roubem tua verdade, tá? Tu és muito mais que isso.

Sticker
AméricoMN OP

mais fácil dizer do que fazer, né? rótulos grudam como chiclete velho

BrunoMaputo92

Caramba, eu nunca tive a tua bola, mas o peso de ser 'promessa' e depois ficar naquela? Deve ser terrível mesmo. Tipo, a cabeça cobra mais que um adversário dentro de campo. Mas acho que essa cobrança é que mata qualquer um, né? A gente precisa é de mais gente que diga “tu és só tu” mesmo, não essa pressão toda, que cansa qualquer espírito. Boa sorte nessa caminhada, mano, e respeita teu tempo, o resto é rolê da vida.

AméricoMN OP

quem me dera ter essa leveza de "ser só eu" numa vida onde o mundo exige muito mais rs

Filipe_Alentejo

Existe algo de absurdo em acharmos que a nossa identidade deve depender do aplauso coletivo, né? Talvez a maior vitória seja resgatar o 'Américo' longe dos olhos da família, da promessa ou da dor. Reconstruir-se fora da forma, do jogo, é um silêncio que poucos se atrevem a escutar.