ninguém leva futebol feminino a sério (e falo como irmã de um "craque")
Fico parva como ainda em 2026 falo disto, mas pronto: ninguém leva futebol feminino MESMO a sério cá em casa. Vão logo dizer que "as raparigas podiam era focar nos estudos" mas depois ficam horas a discutir quem é o melhor guarda-redes do clube do meu irmão. Obviamente que sou suspeita, M(19), joguei nas juvenis do clube da vila quatro anos, mas o que vi e vivi ali marcava qualquer pessoa à séria.
Primeiro ponto: a pressão nos miúdos é surreal, seja rapariga ou rapaz. A diferença é que aos rapazes até batem palmas por fazerem asneira brava, mas a mim se eu falhasse um passe era logo "devias era ser extremo... da cozinha" (bela piada, senhor diretor, muito engraçado mesmo). O meu irmão H(16) joga nos sub-18 dum clube que prefiro nem nomear... admito, é provavelmente o pior da distrital (são tipo os "Canelas versão bolacha-maria"), mas para ele aquele campo é o relvado do Bernabéu.
Em casa era uma guerra fria. Rivalidade? LOL. O meu pai girava sempre à volta dos treinos e das lesões do meu irmão, a minha mãe gritava por tudo e mais um par de chuteiras perdidas, e eu lá no fundo, a sentir aquela pontinha de inveja/raiva/motivo de querer ganhar só para espetar na cara deles que "as mulheres também jogam e dão luta". Só que não importa quantos troféus de "melhor jogadora" eu trouxesse para casa (tenho 3, se alguém perguntar), parecia que estava a brincar num campeonato à parte, para entreter as amigas.
O mais f*dido: a pressão. Não têm noção do quanto nos pesam as expectativas — tanto que deixei de gostar do jogo por pura ansiedade. Vi amigos ficarem com ataques de pânico por ridículos de treinadores-path-camisa-de-força, e ouvi histórias de colegas minhas que desistiram, tipo aos 17, porque só conseguiam pensar em notas, olhares reprovadores, zero oportunidades enfim, "vai ser só para treinar, não para competir". O futebol masculino, por muito sofrível que seja o clube, ainda tem respeitinho, olheiros baratinhos, uuuuuh, sonhos de contrato. Para as miúdas, é prémio de consolação.
Resumo para quem não tem irmã jogadora em casa: não subestimem o futebol feminino (nem as rivalidades entre irmãos— nunca sabes quando ela te vai meter uma cueca no jogo). Se quisessem dar valor, já era tempo de começarem a olhar ver mesmo.
Alguém sente o mesmo ou é só panca de irmã frustrada?
comentários (6)
O mais fodido é ver como rola essa pressão absurda e depois a galera ainda nem percebe o impacto real disso tudo. Tenho uma prima que largou tudo, futebol e escola, só pq ninguém apoiava direito, e olha que ela era boa demais. A rivalidade em casa pesa mais que em qualquer jogo, né? É uma guerra diária meio invisível.
nunca entendi a lógica de desmerecer quem se esforça só pq é menina, ridículo. se o futebol é paixão, deixa o gajo e a gaja jogar e brilhar. #respeito
isso de ignorar as meninas no futebol é cringe total, tipo, o dia que elas mandarem nos relvados vai ser só alegria—alguém duvida? e aquele teu pai mto old school, precisa urgente de atualização!
Ah pronto, claro que é assim mesmo, né? Futebol é mesmo coisa de homem, as moças que fiquem nas receitas e nos livros...