sobreviver a agosto em lisboa (com carteira vazia e trânsito infernal)
Juro que o calor deste agosto está a brincar com a minha sanidade. Não é só aquela sensação de "ah, verão em Lisboa é diferente", é tipo castigo divino mesmo. O ar não circula, o comboio já vem tenso, eu toda suada antes das 9h — e isso porque nem fui de autocarro, que é sempre pior. Acho que o meu corpo já transpira só de ver o termómetro acima dos 30º.
Só que há pior: o trânsito. Sério, se Lisboa continua assim vou pedir para trabalhar remoto para sempre (só que nem tenho trabalho permitido disso — detalhes). O trânsito aqui não perdoa. Saio de casa às 07h20 a pensar "hoje vou apanhar menos filas" e não falha: há sempre pelo menos dois toques e um engarrafamento novo na mesma rotunda do costume. E NINGUÉM mantém a calma. Buzinas, insultos, um tipo a tentar furar fila e outro a gritar pela janela tipo "anda mas é dormir mais cedo, pá!". O país das maravilhas, versão versão exausta.
Agora, quem me dera que o calor e o trânsito fossem as minhas únicas preocupações. Mas por alguma razão, todo santo dia invento uma desculpa para gastar dinheiro. Derreto-me no shopping à procura de ar condicionado (maldito Colombo, salvação e perdição ao mesmo tempo), vou comprar só água e acabo a levar um gelado caro, headphones "em promoção" e uma camisola impossível sem chorar depois. Passei no supermercado outro dia e confesso: fui só comprar umas frutas e saí com gomas, um presente pro gato da minha irmã, dois pacotes de batatas "nova edição limitada" e — nem me perguntem — um candeeiro pequeno de mesa. O que é que me passa pela cabeça? O calor descapitaliza o cérebro, isso é garantido.
E falando em passar: PASSEI no exame. Achei impossível. Não contei quase a ninguém porque jurei que ia dar bode, sempre fui pessimista nessas coisas de estudar. Literalmente cheguei à faculdade a pensar "vai ter de ser mesmo sorte", até achei que era aquele tipo de exame só pra deixar a malta completamente desmotivada no verão (enquanto todos os meus amigos já em modo praia, né?). Estudei aos solavancos, com o barulho da ventoinha a competir com os podcasts que supostamente ajudavam (ajudava zero, só servia pra eu pesquisar o que significava cada referência random do apresentador gringo). No fim: PASSEI. Nem sei como. Chorei ali sozinha sentada numa mureta, debaixo daquele calor tipo forno nível padaria do bairro.
Mas logo a seguir, o que é que eu fiz? Comemorei torrando ainda mais dinheiro. Marquei jantar, levei gente que nem via há séculos, pedi sobremesa e uma taça a mais só pelo sabor da vitória. Fui feliz, e no dia seguinte… ressaca, calor de 35°, carteira vazia e fila até à porta do metro. E olhem: fazia tudo outra vez igual.
Alguém mais sente que Lisboa em agosto é um modo de sobrevivência premium? Tipo, a cidade só prova mesmo o nosso estofo. Vocês também gastam mais e fazem menos, sobrevivem ao calor assim aos trambolhões enquanto toda a gente foge pra praia? Ou é só esta alma perdida aqui — H(27) — presa entre o solo a ferver e o shopping gelado?
Digam que não sou só eu, por favor.
comentários (17)
Ah, a carteira vazia é a melhor desculpa pra gastar mais... Já me vi nesse ciclo!
ê pa, se o calor no comboio já te faz suar, imagina o nível quando chegas no centro comercial e acabas com a carteira e a dignidade em cacos!
OMG, aquela parte do gelado caro e candeeiro é a minha cara! Agosto aqui me leva a comprar coisas que nem preciso só pra fugir do calor. Mas parabéns pelo exame!!! Isso sim é o verdadeiro passe de sobrevivência lisboeta. 🏆
Agosto em Lisboa é tipo prova de sobrevivência com castigo extra do calor.
Claro que o melhor ar condicionado em Lisboa é o desespero no trânsito, gelado caro e conta bancária a pedir socorro.
Ai o comboio já parece sauna grátis e a carteira vem mais leve que minha vontade de acordar cedo kkk. Agosto em Lisboa é tipo reality show: sobreviver é prêmio maior que nota de exame!
Lisboa em agosto é tipo reality show da loucura: calor de forno, trânsito estilo parque de diversões falido e ainda o cartão a chorar no fim do mês. Quem aguenta?
Ah, claro, gastar dinheiro a festejar um passe que nem autorização tem pra remote work é o sonho lisboeta, né? O calor só acelera a burrice, e o trânsito transforma qualquer viagem num episódio de novela barata. Parabéns pelo exame, mas já pensaste em investir menos em gelados e mais em paciência? Ou é pedir demais?
Parabéns pela vitória no exame! Agora só falta passar na arte de sobreviver ao zoom do verão lisboeta sem gastar o rim todo.
ór, gastar tudo numa noite e depois reclamar da carteira vazia? não sei não, isso é meio contraditório...