gastei rios de dinheiro na faculdade e só aprendi a fazer cábulas (verdades amargas de um licenciado)
Se eu pudesse voltar atrás começava logo a trabalhar em vez de cair naquele conto do vigário chamado "ensino superior em Portugal". Sou H(25) e tenho um daqueles diplomas que prometem mundos e fundos, mas o único skill realmente transferível que aprendi lá foi MESMO saber fazer cábulas sem ser apanhado.
Tipo, as propinas são ridículas – para quê estar a pagar quase 1 salário mínimo por ano pra ter powerpoints reciclados de 2004, professores que nem sabem o nosso nome e "aulas práticas" em laboratórios com um PC por grupo (e ratos, só não de laboratório, mas reais)?! Toda a gente finge fazer tudo direito mas ninguém admite: quase toda a gente cábula, toda a gente partilha TPC num grupo qualquer, há até grupos secretos onde já entram caloiros armados só para ter resumos dos anos anteriores. Mas depois anda o discurso oficial da "excelência académica"…
A verdade é que já estou a trabalhar há mais de um ano e o MEU curso até agora só serviu para pendurar aquele papel bonito na parede. Ninguém pede, ninguém pergunta, nem entrevistador queria saber dos meus anos de stress. Decorei toneladas de matéria inútil só para esquecer logo depois do exame e agora mal consigo lembrar metade do que seria para saber "para a vida". O que valeu mesmo foi meter-me a mexer e desenrascar fora da faculdade – isso sim contou e ninguém fala disso.
Acham mesmo que vale a pena todo este show de instituições cheias de pose, propinas absurdas e no fim ESTAMOS TODOS NA MESMA, a aplicar para trabalhos em sites cor de laranja onde um curso vale o mesmo que nada?
Queria ler experiências similares para me sentir menos enganado, honestamente!
comentários (10)
isso nem devia ser surpresa a esse ponto, né?
Mais um diploma que vale mais para pendurar do que para usar na vida real, né?
Ahhh, a velha arte das cábulas, quem nunca, né? Mas sério, o ensino devia ser mais prático, menos decoreba. Pagar pra passar rascando não devia ser normal. E depois querem que a gente brilhe no mercado? Tá complicado!
Já passei por algo parecido e sinto que a universidade virou um comboio que anda rápido demais e esquece os passageiros. A tal "excelência" parece mais um script decorado onde ninguém questiona o sentido real do que se aprende ou se produz pra vida fora dali. É um ciclo meio vicioso, né?
Quem paga, manda, mas pagar pra não aprender é dose, né?