Voltar

gaming já não é só jogar — e nunca está tranquilo

gaming videojogos cultura tóxico comunidade sociedade comida saudável saudade nostalgia opinião portugal humor lan geração

Comecei a jogar videojogos com tipo 7 anos, aqueles clássicos do Sega que até hoje são sagrados pra mim. Agora, com 28, olho para a cena toda e é impossível não ficar meio saudoso e meio cansado.

Antes, ninguém se gabava de ser gamer. Era quase vergonha — "esse menino só joga, não quer saber de estudar". Hoje todo mundo parece gamer pro Instagram: set up rgb, mesa marada cheia de luz, ESPORTS estampado na bio, reels cheio de lineup do Valorant, dieta "clean" antes do torneio. Tô a gozar, mas só um bocadinho.

O mais louco é como a comunidade ficou gigante e tóxica ao mesmo tempo. Tens miúdos de 12 anos a insultar pessoas que nunca viram. Se respondes, és "n00b velho". Nos fóruns, ou és tryhard que come arroz de frango e treina aim todo o dia, ou és fake casual que devia voltar pro Candy Crush. Ninguém pode só jogar por diversão, parece. Até na comida, rola cobrança — já vi malta só pedir "pizza fit" ou proteína porque leram não sei quê sobre performance de gaming. Sinto que foi-se aquele prazer simples de morrer 30 vezes num boss, largar o comando, comer tosta mista e rir com os amigos. Agora é clutch, highlight, "não manda DM se perderes rank".

Sou do tempo das LAN, de partilhar snacks e muita porcaria, gritar com o monitor a um palmo da cara, sem ninguém a gravar nada pra TikTok. Saudades disso sem drama — não cago regra pra novatos, só sinto falta de quando jogar não era sobre estatuto nem lucro nem dieta, só sobre o prazer (e sim, os snacks trash faziam parte). Alguém mais sente isto ou já perdi o comboio do gaming vibes?


comentários (0)

Ainda não há comentários.