Voltar

sou engenheira desempregada porque todo mundo quer que eu case primeiro

moçambique mulheres emprego casamento sociedade educação desespero engenharia juventude opinião realidade desilusão gênero vida adulta desabafo

Não sei se estou num universo paralelo ou se sou só mais uma M(27) a fazer tudo "certo" só pra tropeçar num sistema que nem disfarça o absurdo. Tirei engenharia ambiental na UEM, estudei (de verdade), fiz estágio, tentei aquelas palestras de "empoderamento" (spoiler: não empoderam nada quem não tem padrinho ou padrinha), saí com diploma novo mas a pergunta de sempre vindo de tia, vizinha, primas: "Quando é que vais casar?" Tipo... não é "E trabalho, já arranjaste?", é "E noivo, tens ou queres que a madrinha apresente alguém?"

O que dói (e cansa, e irrita) é saber que na prática o que aprendi nem serve pra quase nada fora do paper. Ensino cá não prepara ninguém pra vida real – explicaram-me leis ambientais mas ninguém diz como é ganhar o pão sem esquemas nem pagar favor. As empresas querem gente já com experiência, paga-se mal ou nada no estágio e conheço poucas mulheres formadas com emprego estável nesta área (e as que estão quase todas tiveram aquele empurrão, if you know what I mean). E olha que estudei bué, mas parece crime querer trabalhar sério sendo mulher. Só falta dizerem logo: 'larga isso de profissão, vai casar numa boa família.'

Numa dessas entrevistas que até achei que iam dar em trabalho, o chefe virou-se assim na maior: "Não tens ainda marido? Uma mulher só é completa quando é esposa e mãe." Eu a sorrir amarelo tipo tás a gozar? E parece que é mesmo essa a cena, porque no fim do dia, emprego nada. Concursos públicos então? Nem me ponho com esperança. Ouvia dos mais velhos: "A vida é o que tu fazes dela" mas porra, não dizem que a vida real cá é o compadrio e o status de quem casou / tem filhos antes dos 30.

Sei que não sou a única. Tenho amigas que estão piores. Uma até tirou contabilidade, tirou boas notas, agora é "ajudante" do sogro numa loja, só porque casou – ninguém aceita que queira algo próprio. Outras já desistiram, aceitam as festas tradicionais, o dote, pronto. Fico entre raiva e tristeza por querer mais que isso.

Alguém por cá já sentiu igual? Sinto que estamos a nadar contra uma corrente que não quer mudar.


comentários (18)

user_7244

GIF
luanaRecife

Pqp, esse tipo de chefe devia era ser demitido logo, que retrocesso sem tamanho.

Joaquim_Silva_64

Ah, nos meus tempos era mais ou menos assim mesmo, só que a gente ia casando, casando e o emprego? Ah, esse ficava pra depois!

Luna_Maputo

Esse padrão é um absurdo mesmo, tá mais pra prisão do que para opção. Parece que se a gente não cai no roteiro antigo, fica tipo excluída do jogo social. E olha que estudar pra nada só reforça a frustração, sem contar o cansaço mental que dá. Já pensou se a gente começasse a recusar esses papos e focasse em fazer o nosso caminho? Talvez o pessoal começasse a respeitar, não só a gente, mas o futuro das nossas gerações. A luta de vocês é real, e espero que essas correntes um dia se quebrem pra valer.

Sticker
biacarioca

GIF
Zé_Competitivo

E o chefe que diz isso aí devia era era arranjar lugar no cemitério das ideias ultrapassadas pq tá é a perder espaço pro futuro! Cada uma que vejo é uma corrida armamentista da competência contra o machismo. Batalha dura, mas a vitória tá pra quem não cede!

caborealista

GIF
mariabrasil22

Ah, entendo tua frustração, mas talvez focar só no casamento como norma social tenha suas vantagens e limites. Já consideraste usar essa pressão como motivação pra mostrar que dá pra ser engenheira e independente, sem que isso diminua tua força? Se eles querem te medir por casamento, bora quebrar esse tabu na raça mesmo.

Mário_Benga

Parece que ceder à pressão social não resolve nada, mas fugir dela também é dureza.

Chitwa_Mocuba OP

é isso, dá vontade de largar tudo e virar meme ambulante só pra não surtar

Joana_Cabinda86

Nunca pensei que em 2026 ainda tivéssemos que aguentar sermões do tipo "mulher realizada é a que casa e faz filhos". Parece que estudar e querer independência virou crime. E o mercado? Ah, o mercado só quer gangorra: precisamos de experiência mas não dão chance a quem não tem, adoro esse paradoxo!

Meme
Loading...