Voltar

se confiar nos políticos é burrice ou só ingénuo mesmo?

política desilusão guiné-bissau justiça primeiro voto opinião corrupção desabafo

Não sei vocês, mas depois das ultimas eleições, dei por mim a pensar se confiar nesta malta que se candidata não é tipo um atestado de burrice pública. Votei agora pela primeira vez, 21 anos, M(21), Guiné-Bissau. Fui de peito cheio, aquela lenga-lenga de "faz a diferença", "vais ter impacto", levei a sério. Ui, joguinho de poder já mete nojo logo na fila de votação.

A cena é: toda a gente lá na tabanca fala o mesmo — muda o partido, muda a cara, mas por dentro é só cambalacho e mãos sujas. Não falo de corrupção daquele tipo glamorizado, desses políticos com fato caro a assinar contratos em Lisboa. Falo de dinheiro que devia ir pra escola pública que nunca termina, postos de saúde sem materiais, tribunal que só responde se tu fores amigo do juiz (ou pelo menos conhecer alguém que conhece alguém). Quantos conhecidos já ficaram a arder na justiça porque simplesmente "não dava pra competir com o dinheiro do outro lado"?

O que me mata é como ficou tudo tão normal. Quando falo disto na família fico a sentir que sou eu que tô maluco. Minha irmã fica "deixa disso, política é sujeira em toda parte, apenas aproveita o que der." O meu pai, que já trabalhou pra dois partidos (mas dinheiro que é bom, nunca pinga), só ri, tipo "filha, pensa em sobreviver, o resto é novela." Até na uni, os colegas riem quando tento puxar conversa de política séria. "Tu achas mesmo que dá pra mudar alguma coisa aqui?" Sei lá se é pessimismo ou só sobrevivência,

errei a achar que ia sentir orgulho de votar, só deu raiva mesmo. Voltei pra casa e fiquei horas a ler e reler página oficial dos resultados, tudo promessa furada, partido a gritar que é "novo tempo" e, bam, mesmo presidente de sempre, variações sobre o mesmo tema.

A corrupção aqui nem é novidade — é rotina, estatuto social, forma de viver. Cada vez que vejo alguém que subiu, já sei: ou puxou tapete de alguém, ou inventou obra pra sacar verba, ou bateu palmas pra quem está acima com força suficiente.

E a justiça... esqueçam. Todo o mundo que conheço que ainda acredita em justiça aqui nunca perdeu um familiar por causa de um processo empurrado sem vergonha. Era menino e achava que se um juiz é juiz, é porque passa a vida a “defender os fracos”. Ilusão. Hoje vejo que juiz é só outra peça deste jogo. Quem tem padrinho, dinheiro ou cargo, sai sempre por cima. O resto pega fila ou nem sequer é atendido.

Se calhar é natural querer acreditar, mas às vezes penso que se tu confias na estrutura toda ainda, ou és ingénua ou não conheces os bastidores. Politicos são todos iguais, porque o sistema anda igual há décadas. Se calhar dava mais impacto se todo mundo deixasse de votar — mas aí, também, eles continuam no poleiro igual. Então o que resta? Aceitar e fingir que um dia muda? Rebelar? Porque sinceramente estou só cansada de sentir que tudo já está escrito e é sempre a mesma novela miserável de sempre.

Alguém se sente igual? Ou têm uma experiência positiva com política aí no vosso país? Porque isto já parece dado adquirido, e não devia ser assim.


comentários (8)

Nina_Batata19

Vc não tá sozinha nessa. Crescer vendo essa história dá uma tristeza que aperta forte o peito, mas tem que resistir pra mudar.

Luma_Tubarão

Isso é fogo né! Votar e sentir que é só fumaça... Parece que a gente entra num ciclo sem fim de promessas vazias e maracutaia. Será que muda se a gente fizer barulho diferente ou o sistema é blindado mesmo? Será que deixar de votar resolve? 🤔

Débora_Tchami OP

E tipo, faz barulho sim, mas parece que o eco nunca chega onde devia. Já to quase acreditando que até o silêncio é conivente.

João_Pequeno_Curioso

Eu te entendo, mano, é desolador. Mas, mesmo assim, não desanima tanto assim, tenta achar um canto pra fazer barulho, tá?

Léo_CaboVerde

Parece que votar virou participação num reality show sem final feliz, mas a esperança é teimosa, não?

Joca_Quilombo

Confiança em político é tipo acreditar que quinta-feira vai ser feriado: a esperança morre fácil demais, né? 😂 Mas olha, pelo menos o show nunca acaba, é novela eterna mesmo!